PPGESA realiza a 11ª do WECSAB sobre Educação e Ensino Contextualizado

O Programa de Pós- graduação em Educação, Cultura e Territórios semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em articulação com a Universidade de Pádua/ Itália, realiza a 11ª edição do Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro (WECSAB), ampliando a sua abrangência também, como segundo ano consecutivo como evento internacional.

Com o tema “Educação e ensino contextualizados: transgressões, insurgências e tecnologias”, o evento tem o objetivo de refletir a pandemia da Covid-19 e seus desafios nos contextos educacionais das relações, inter-relações e formação dos povos, grupos e instituições.

Coordenador do evento, o professor Edmerson Reis destaca a importância do WECSAB por ser um espaço de divulgação de pesquisas no semiárido brasileiro, encontro de pesquisadores de todo o país e por estabelecer um diálogo com professores da Itália e da Argentina. “É uma oportunidade de colocarmos em evidência, não só no âmbito nacional, mas internacional, a discussão em torno da Educação contextualizada, que há mais de 20 anos vem sendo protagonizada pela Rede de Educação do Semiárido Brasileiro e pelo Departamento de Ciências Humanas – Campus III da UNEB”, declara.

A programação ocorre entre os dias 20 e 22 de setembro e o evento inclui mesas temáticas, sessões coordenadas, conferências, seminários, grupos de trabalhos e lançamento de livros.  Educadores, estudantes de pós-graduação e graduação que têm interesse em causas educacionais e culturais dos territórios semiáridos podem participar da edição. Para acompanhar as programações, acesse o site ppgesa.uneb.br/eventos.

Por: Clenara Belfort, do Núcleo de Comunicação da UNEB.

Seleção Aluno Regular 2023

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB estará com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Aluno Regular 2023, de 22 de agosto de 2022 a 26 de setembro de 2022. Serão oferecidas 20 vagas, e os interessados poderão se inscrever exclusivamente no endereço eletrônico www.ssppg.uneb.br.
Para acesso ao edital e demais informações sobre o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) acesse o endereço eletrônico: www.ppgesa.uneb.br ou envie e-mail para ppgesa@uneb.br.

Participe!

Abertas as inscrições para o XI WECSAB

Com uma década de história em que se consolidaram muitas reflexões, discussões, debates e proposições, o Workshop Nacional de Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro chega à sua décima primeira edição, ampliando a sua abrangência configurada também, pelo segundo ano consecutivo, como evento Internacional. Com imensa satisfação o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas, Campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em articulação com a Universidade de Pádua /Itália convidam a comunidade científica, educadores, estudantes de pós-graduação e de graduação, especialmente, aqueles que advogam em defesa das causas educacionais e culturais dos territórios semiáridos a participarem mais uma deste evento que terá como tema “EDUCAÇÃO E ENSINO CONTEXTUALIZADOS: TRANSGRESSÕES, INSURGÊNCIAS E TECNOLOGIAS”.
A décima primeira edição do WECSAB acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2022, em formato híbrido, no Departamento de Ciências Humanas, campus III, da Universidade do Estado da Bahia e pelo canal do YouTube PPGESA UNEB.
As inscrições podem ser feitas através do site: ppgesa.uneb.br/xi-wecsab-2022

Sessão Coordenada – Sistema Verde Urbano: Desafios da Sustentabilidade Urbana no Semiárido Brasileiro

Descrição:
Uma proposta do projeto rede de construção do sistema verde urbano no semiárido brasileiro – conviverde. Onde estaremos apresentando diagnósticos ambientais em diferentes setores da sociedade: escolas, riachos, lagoas, áreas verdes, e discutindo possibilidades para pensar o semiárido urbano brasileiro numa perspectiva sustentável.


Coordenação:
Lindemberg Silva de Almeida – Discente PPGESA


Acesso:
Canal PPGESA UNEB

Sessão Coordenada – A Educação Contextualizada pelas Políticas Afirmativas no Mundo

Descrição:
Discutir as políticas e as estratégias de permanência de jovens nas universidades brasileiras e latino-americanas. O foco central da proposta é a apresentação de resultados de estudos relativos à inclusão pela escrita na educação superior. Há temas relacionados ao trabalho da leitura, ao trabalho da citação e outros subtemas que apontam para o sucesso ou não das políticas afirmativas que contextualizam o ensino superior em nossas realidades.


Coordenação:
Cosme Batista dos Santos – UNEB DCH III


Acesso:
Canal PPGESA UNEB

Sessão Coordenada – Grupo de Pesquisa EDUCERE/Projeto Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada

Descrição:
O direito à  educação, materializado no direito à aprendizagem, no território do semiárido brasileiro e em outras dimensões das abordagens presentes nas pesquisas que permeiam o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE, assim  como do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referencias da Educação Contextualizada é o lastro sobre o qual se assenta este espaço de socialização dos conhecimentos construindo em meio às pesquisas realizadas no  âmbito dos dois espaços de fortalecimento da pesquisa em educação contextualizada no Departamento de Ciências Humanas, Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, pelos membros dos referidos grupos ou em colaboração com outros sujeitos.


Coordenação:
Edmerson dos Santos Reis – UNEB DCH III
Francisca de Assis de Sá – UNEB DCH III


Acesso:
Canal PPGESA UNEB

CHAMADA PARA MONITORIA

A comissão organizadora do XI Workshop Nacional e II Internacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro convida discentes da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus III, para participar como monitor/a no evento.
O/A estudante poderá escolher em qual comissão irá atuar e receber de 20 até 120 horas em atividades complementares.
Maiores informações sobre as comissões, bem como o formulário de inscrição estão disponíveis a seguir: informações e inscrição