Professores Permanentes

Américo Junior Nunes da Silva

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA (UNEB – Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Campus IX da UNEB. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra os Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar) e Grupo de Estudos em Educação, Matemática e Tecnologias (CNPq/Uneb).

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo

Carla Conceição da Silva Paiva

Possui graduação em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (1998), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), leciona na graduação em Jornalismo e no mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos. Pesquisa representações sociais e identidade de gênero, sexualidade e Nordeste no cinema brasileiro e audiovisual.

Currículo Lattes

E-mail: cpaiva@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Cosme Batista dos Santos

Pós-doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Estágio Sênior/CAPES em Lexiculturologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Braga. Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco – UPE (1992), especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Pernambuco – UPE (1993) e especialização em Língua Falada e Ensino pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1995). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, atuando no Programa de Pós-graduação em Critica Cultural – POSCRÍTICA e no Programa de Pós-graduação em Educação, cultura e territórios semiáridos – PPGESA. É autor do livro Letramento e senso comum, publicado pela Editora Mercado de Letras e organizador dos livros: Critica Cultural e Educação Básica, publicado pela Editora da UNESP, e As palavras e as culturas, publicado pela Editora da UNEB. Publicou e orientou vários trabalhos sobre os estudos do letramento na formação do professor e, atualmente, desenvolve pesquisas em comunicação intercultural, com ênfase nas políticas de letramento para a escola e para a Universidade.

Currículo Lattes

E-mail: cbsantos@uneb.br

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo

Edilane Carvalho Teles

Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, UNEB/Campus III, Juazeiro/BA. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCH-III, em Juazeiro - BA. Pedagoga - Licenciatura Plena pela Universidade do Estado da Bahia (1999), Especialização em Metodologia, ensino e extensão em Educação (UNEB, 2001), Especialização em Educação e Novas Tecnologia da Comunicação e Informação (UNEB, 2002) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2010); Master em Tecnologias e Comunicação Multimídia (Universidade de Turim/Itália, 2004). Doutora em Comunicação - Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM/ECA/USP)/ Área de concentração III: Interfaces Sociais da Comunicação / Linha de Pesquisa III ? Comunicação e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação, formação, tecnologias e educação, educação e comunicação. Coordenadora e pesquisadora do Observatório de Educação e Comunicação (EDUCOM / DCHIII/UNEB), Projeto Polifonia e Observatório de Educação Midiática e Tecnológica na formação docente (DCH III/UNEB).

Currículo Lattes

E-mail: ecteles@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Edmerson dos Santos Reis

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Juazeiro (1995), Mestrado em Educação – Université du Quebéc a Chicoutimi (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III/Universidade do Estado da Bahia, Membro do Fórum Nacional de Educação – FONEC, Membro da Secretaria Executiva da Rede de Educação da Semiárido Brasileiro – RESAB; Professor Permanente do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DCH-III, em Juazeiro – BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Contextualizada, Educação do Campo, Convivência com o Semiárido, Currículo e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui vários livros e artigos publicados de sua autoria e em coautoria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE; Coordenador do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Campus III da UNEB e Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada. Coordenador da Linha de Pesquisa Educação contextualizada para Convivência com o Semiárido no PPGESA. Coordenador do Observatório dos Indicadores da Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco, no norte da Bahia.

Currículo Lattes

E-mail: esreis@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

Edonilce da Rocha Barros

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1980), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ciências Humanas, area de concentração Sociedade e Meio Ambiente, Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Conflitos e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Professora permanente do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Diretora do Departamento de Ciências Humanas, campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua principalmente com os seguintes eixos temáticos: Agricultura Familiar; História e Memória; Desenvolvimento Territorial; Convivência com o Semiárido Brasileiro; Mulheres; Comunidades Tradicionais; Associativismo e Cooperativismo e Gestão dos Recursos Naturais.

Currículo Lattes

E-mail: ebarros@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

João José de Santana Borges

É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2011). Possui mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2001). Foi professor substituto no Instituto de Humanidades Milton Santos (IHACC) da UFBA. Foi professor da UNIBAHIA, da FTC e da Faculdades Integradas da Bahia (FIB). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da comunicação, Antropologia Política, Sociologia da religião e teoria da comunicação. Atualmente é professor Adjunto do curso de Jornalismo e Multimeios do Departamento de Ciências Humanas no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professor permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Cultura e Territórios Semiáridos. É membro do Comitê Científico do Programa de Iniciação Científica da UNEB. Professor de Yoga e coordenador do Grupo de Pesquisa Corpoética: estudos interdisciplinares em Comunicação, Educação e Saúde, sendo membro fundador do Consórcio Nacional de Pesquisa em PICs (Práticas Integrativas e Complementares de cuidados com a Saúde).

Currículo Lattes

E-mail: jjborges@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

José Roberto Gomes Rodrigues

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UFMG. Graduação em Pedagogia pela UNEB. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior pela PUCMinas; Especialização (lato sensu) em Avaliação Educacional pela UnB; Estágio (internacional) de Doutorado (Sanduiche-CAPES) em história da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL). Residência Pós-Doutoral no Centro de Pesquisas em História da Educação (GEPHE) do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, como Bolsista Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Docente do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semi-Áridos – PPGESA da UNEB/Campus III. Experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, ensino de história da educação, instituição escolar; história do ensino secundário (médio); história das disciplinas escolares; sociologia da educação; planejamento e avaliação educacional: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação do ensino superior; ensino e aprendizagem. Autor dos seguintes livros: Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa – análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar, Editora Appris; e Pedagogia e Ensino de História da Educação, Editora Liberlivro.

Currículo Lattes

E-mail: jrrodrigues@uneb.br

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo

Josemar da Silva Martins

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro/BA (FFLCJ), da Universidade do Estado da Bahia, UNEB (1993); Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC-MG (1997); Mestrado em Educação pela Université du Quebec à Chicoutimi, UQAC (2003); e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação, FACED, da Universidade Federal da Bahia, UFBA (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas III (DCH III, Juazeiro, BA, onde é docente desde 09 de agosto de 1994), e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas do Campus III da UNEB, em Juazeiro – BA. Tem experiência na área de Educação, Comunicação e Cultura, com ênfase em Educação de Adultos; Educação do Campo; Currículo; Gestão Educacional; Educação Ambiental e Ecopedagogia; Educação & Comunicação; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Mídia e Cultura, temas e campos nos quais vem atuando, seja realizando estudos e pesquisas, seja através das aulas que ministra nos cursos de Pedagogia e Comunicação Social da UNEB, no DCH III, incluindo a pós-graduação, ou eventualmente em outras instituições de Ensino Superior.

Currículo Lattes

E-mail: jmartins@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

Josenilton Nunes Vieira

Graduado em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado da Bahia (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). É professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas III – Juazeiro – BA, instituição na qual atua no curso de graduação em pedagogia, cursos de especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiárido – PPGESA (mestrado). É também professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco / Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – AEVSF/ FACAPE. Exerce atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e a extensão universitária, concentrando-se em temáticas relacionadas à gestão educacional, avaliação da aprendizagem e institucional, formação e profissionalização docente, estágio, práticas pedagógicas e movimentos sociais e sindical docente.

Currículo Lattes

E-mail: jnvieira@uneb.br

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo

Juracy Marques dos Santos

uracy Marques recebeu o grau de Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2010. Atualmente faz doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal). Fez Pós Doutorado em Ecologia Humana na Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) e em Antropologia pela UFBA. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde é professor permanente dos mestrados de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGECOH) e do de Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). É membro da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH. Seu principais interesses de pesquisa estão centrados na dinâmica da espécie humana e suas relações com o mundo, daí seu destacado interesse pela ecologia humana. Também psicanalista e autor de diversos livros, trabalhou em Portugal, Espanha e estive participando de congressos em diversos países como França, Itália, Grécia, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Cuba, Paraguai, Portugal, Filipinas, entre outros. No geral tem dedicado-se às questões que tocam a dimensão humana na atualidade, particularmente, suas dinâmicas subjetivas e socioambientais.

Currículo Lattes

E-mail: jumsantos@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Luciano Sérgio Ventin Bomfim

Possui graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1982), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1986), graduação em DIREITO pela Universidade do Estado da Bahia (2010), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Filosofia – Universitaet Gesamthochschule Kassel (2000). Atualmente é prof. adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia humana, ontologia humana, ser humano, alienação e ética em pesquisa.

Currículo Lattes

E-mail: lbomfim@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

Luiz Adolfo de Paiva Andrade

Luiz Adolfo Andrade é pesquisador de jogos digitais. Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) atuando nos cursos de graduação Tecnólogo em Jogos Digitais, no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) e no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Realizou estágio de pós-doutorado (2017-2018) trabalhando como pesquisador visitante no Center for Computer Games Research da IT – University of Copenhagen (ITU), supervisionado pelo professor Espen Aarseth e com bolsa CAPES pelo Programa de Estágio de Pós-doutorado no exterior (processo 88881.119487/2016-01). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa CNPq. Possui mestrado em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa CAPES. Criou e coordena o Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME/UNEB). Tem interesse em temas pertinentes à comunicação e cultura digital, especialmente games studies, estudos de software, mídias locativas, transmídia, internet das coisas, computação ubíqua e teoria do espaço; além disto, busca compreender o desafio metodológico estabelecido pela teoria ator-rede na cibercultura, especialmente no caso dos jogos locativos (locative games).

Currículo Lattes

E-mail: laandrade@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Luzineide Dourado Carvalho

Graduada em Geografia, Bacharelado (1990) e Licenciatura (1992) pela UERJ, Mestrado em Geografia pela UFRJ (1997) e Doutorado em Geografia pela UFS (2010). Professora Adjunto da UNEB/DCHIII. Atua com Ensino de Geografia, Educação e Gestão Socioambiental e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro. Desenvolve pesquisa sobre Verde Urbano com foco para diagnósticos socioambientais de riachos e arborização em contextos semiáridos urbanos. Coordenadora do Núcleo de estudos e pesquisas em Educação Contextualizada para a convivência com o semiárido brasileiro (NEPEC-SAB); Docente permanente do Programa de Pós-Graduação: Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB/DCH III).

Currículo Lattes

E-mail: ldcarvalho@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido


Professores Colaboradores

Ceres Marisa Silva dos Santos

É bacharel em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS,1986) e tem graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela (PUC/RS,1982), Especialização em Direitos Humanos, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2001), Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB/2007) e doutorado em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DINTER. E professora assistente da UNEB, no curso de Jornalismo em Multimeios. Foi coordenadora, formadora e Assessora de Comunicação do Ceafro, programa do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Assessoria em Comunicação, Educom e Comunicação Comunitária. Trabalha com os seguintes temas: Ação Afirmativa, cotas, racismo, comunicação e racismo; educação e gênero, comunicação e gênero; representação e acesso ao discurso midiático, mulher negra e novas tecnologias.

Currículo Lattes

E-mail: cmssantos@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Dinani Gomes Amorim

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), Especialização em Ciência da Computação. pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e doutorado em Electrónica y Computación pela Universidad de Santiago de Compostela (2007) – reconhecido como Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP) (registrado, processo nº 2009.1.19269.1.3) e Pós-doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)(2013), Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia e professora Titular da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Professora do Corpo permanente do Programa de Pós-graduação do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.Tem experiência na área de Inteligência Artificial com ênfase em Redes Neurais Artificiais, representação de conhecimento e web Semântica na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizado de Máquina, Reconhecimento de Padrões, Padrões de Metadados Educacionais, Learning Objects e IMS Learning Design. Participa de corpo editorial e revisora de periódicos internacionais/nacionais e de conferências da área. Avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 2008.

Currículo Lattes

E-mail: damorim@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Geam Karlo Gomes

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor da Universidade de Pernambuco. Orienta mestrandos no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Líder do ITESI – Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário. Membro do GT da ANPOLL: Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais. Atua como formador de professores de Língua Portuguesa na Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco – Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Tem experiências nas áreas de Letras, Literatura, Imaginário e Cultura, Imaginário e Educação e Literatura e Religião – Teopoética. Suas pesquisas se expandem para a metodologia do ensino de língua materna, ensino de leitura e produção textual, gêneros textuais, multimodalidade, pedagogia dos multiletramentos, educação literária, literatura infantil, sequências didáticas e formação de professores. Desde 2010 desenvolve pesquisas sobre o romancista, cronista e teatrólogo Antonio Callado. Entre outros trabalhos, autor de O Diário de leituras na escola e na universidade: estudos do gênero e práxis pedagógica, pela Mercado de Letras; e A antinomia comunismo-cristianismo: leitura mitológico-arquetípica da obra Assunção de Salviano, pela EdUPE.

Currículo Lattes

E-mail: gkgomes@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Gislene Moreira Gomes

Professora adjunta da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, na Chapada Diamantina, Departamento de Seabra. Integra os Programa de Pós-graduação em Educação e Territórios Semiáridos (PPGESA), da UNEB de Juazeiro, e do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (PROFICIAMBS) da UEFS. Neta de agricultores sem-terra, formou-se doutora em Ciências Socais e Política pela Faculdade Latino-America de Ciências Sociais (Flacso-México). A tese sobre as novas leis de mídia na América Latina foi premiada como um dos melhores trabalhos sobre o Brasil e América Latina em 2012, no concurso Flacso-Brasil, Alas e Clacso. É mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2007), especialista em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA (2005) e graduada em Comunicação Social pela UNEB (2002). Dedica-se a temas de agência política dos movimentos sociais, políticas de comunicação e comunicação popular na América Latina, e mais recentemente busca respostas na área da cultura para a crise ambiental. É autora do livro Sertões Contemporâneos: rupturas e continuidades no semiárido, publicado pela Edufba e Eduneb, o qual é resultado de mais de 15 anos de pesquisas junto a sobre as transformações culturais e políticas do interior nordestino nas últimas décadas. Tem ainda experiência na coordenação em projeto de pesquisa comparada internacional, tendo atuado junto Flacso-México e ao Instituto de Desenvolvimento Regional do Canadá (IDRC), entre outros. Mas sua experiência fundamental foi a ação em projetos sociais de educomunicação e direitos humanos com movimentos sociais da Bahia, e ongs como a CPT – Comissão Pastoral da Terra, Cipó Comunicação Interativa e o MOC – Movimento de Organização Comunitária. Atualmente dirige o grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Sustentabilidade, certificado pela Capes, que trabalha com temas com comunicação, tecnologias, juventude e meio ambiente. É mãe de Francisco e Luísa.

Currículo Lattes

E-mail: ggomes@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Lorena Lima de Moraes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Sociologia e Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho científico, iniciação à docência, monitoria, relações de gênero, mulheres rurais, sexualidade, economia feminista, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, sexualidades e identidade de gênero em contextos rurais e interioranos. Coordena o DADÁ: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde e é co-fundadora e integrante da Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido - RIMAS.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido 

Márcia Guena dos Santos

Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Juazeiro e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Possui graduação em Comunicação, curso de Jornalismo, pela Universidade de São Paulo (1993) e mestrado em Programa de Pós Graduação Em Integração da América pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado no programa de História da América da Universidad Complutense de Madrid (2013). Atualmente desenvolve pesquisas com fotografia e hierarquias étnico-raciais, estudando comunidades quilombolas e de religiões de matriz africana no submédio São Francisco. Coordena o Grupo de pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade 

Mirian Ferreira de Brito

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Metodologia do Ensino do Desenho pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É membro dos Grupos de Pesquisa: Estudos em Educação, Matemática e Tecnologias (GEEMAT); Estudos em Educação Científica (GEEC); e Educação, Formação de Professores, Ludicidade e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC). Atualmente é Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação/Campus VII-Senhor do Bonfim, Bahia e, do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos-PPGESA/Juazeiro, Bahia, em regime de Dedicação Exclusiva, com experiência na área de educação e educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e metodologia da geometria e da matemática, matemática e geometria na educação infantil e ensino fundamental e, formação de professores.

Currículo Lattes

E-mail: mfbrito@uneb.br

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo