Nesta semana, os estudantes do PPGESA, Jessica Cardoso e Vinícius Coutinho, completaram o primeiro mês de Intercâmbio na Itália e relataram um pouco da experiência intercultural vivenciada no continente europeu e que abrange até mesmo outros continentes como a Ásia e a África.
Os estudantes estão participando de atividades coordenadas pelo Dr. Nicola Andrian, a partir do programa Intereurisland. O intercâmbio contempla diversas atividades interculturais e uma abordagem GloCal à proposta metodológico-pedagógica da Aprendizagem Solidária. Uma contínua alternância entre a Universidade e a Comunidade, a teoria e prática, a aprendizagem e o serviço solidário, em parceria entre a UNEB, a UNIPD, a Cooperativa Porto Alegre e a associação ENARS.
Vinícius Coutinho explica que “na UNIPD, sediada na cidade de Rovigo, a disciplina Pedagogia Intercultural tem aguçado discussões importantes sobre temas que atravessam os conteúdos abordados também nos componentes curriculares do PPGESA. Conceitos como Inter e Multiculturalidade; Relativismo, Racismo e Interseccionalidades e o percurso histórico que envolve a Imigração em todo o mundo, estão entre os principais pontos abordados”, relata o estudante.
Jessica Cardoso detalha as experiências do intercâmbio. “Nesse primeiro mês de imersão tive muito contato tanto com a cultura italiana quanto com a bengalesa e de alguns pais da África. Nós fizemos trocas sobre as línguas, as culinárias, as religiões, também sobre as questões de gênero e, sobretudo, os diversos modos de viver, que são diferentes em todos os países”, destacou a estudante.
Além disso, a Associação Marcellino Vaz tem sido espaço de muitas trocas sobre as línguas e as culturas, a partir dos cursos de língua e cultura, ministrados pela equipe italiana e brasileira de intercambistas do ano de 2024, como também, de momentos de completa interação com o forró, capoeira, comidas típicas e a exibição de filmes.