Corpoética


Líder(es): João José de Santana Borges / Iva Autina Cavalcante Lima

Descrição: Este Grupo de Pesquisa atua em três frentes de trabalho: 1) Grupo de estudos interdisciplinares sobre o corpo, com ênfase na reflexão sobre corpo/saúde/meio ambiente nas abordagens de disciplinas afins à comunicação social, como a sociologia e a antropologia; 2) Pesquisa de campo, de cunho etnográfico, em um Centro de Terapias Naturais, de matiz popular. E junto a esse Centro, localizado no bairro João Paulo II (Juazeiro-BA), o grupo desenvolve atividades de extensão, com oficinas vinculadas ao yoga e outras abordagens corporais; 3) O Corpoética realiza semanalmente oficinas de yoga em duas escolas de ensino fundamental e médio da rede pública do município de Juazeiro, através do projeto de pesquisa financiado pela FAPESB, edital 028/2012: Inovação em práticas educacionais.

Área: Comunicação

Instituição de Financiamento: UNEB


Dadá – Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde


Líder(es): Lorena Lima de Moraes / Nicole Louise Macedo Teles de Pontes

Descrição: O Grupo foi intitulado para fazer referência à memória de Dadá, uma das principais cangaceiras do bando de Lampião raptada e estuprada por aquele que tempos depois veio a ser o seu companheiro – Corisco. Dadá será lembrada por nós por representar as várias mulheres do cangaço, que se entregaram a uma vida nômade, de luta, insegurança, coragem, contestando os padrões de feminilidade e os ideais de maternidade. O Grupo Dadá tem por objetivo ser um articulador de produções acadêmicas nas áreas de Gênero, Sexualidade, Saúde e Educação, em relação aos contextos urbano e rural, e promover a discussão dessas temáticas em escala regional, nacional e global entre estudantes, professoras/es, pesquisadoras/es, gestoras/es e movimentos sociais. As suas principais atividades são: realização de grupos de estudos, publicação semestral do Boletim Informativo do Dadá, pesquisas, projetos de extensão e congresso bienal.

Área: Sociologia

Instituição de Financiamento: UFRPE


Descrição: O grupo vem se reunindo e se constituindo desde o primeiro semestre de 2016, tendo realizado diversas reuniões com estudantes, pesquisadores e professores da rede de ensino da educação básica de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Em decorrência, alguns alunos definiram, pesquisaram e concluíram trabalhos dentro dos temas das linhas do grupo. Um desses trabalhos é um vídeo de três alunas que concluíram o curso de Pedagogia em 2016, chamado “Queimando Por Dentro”, sobre adoecimento de professores da rede municipal de ensino de Juazeiro. Inserimos uma mesa “Aproximando Escolas Diferenciadas”, no VI WORKSHOP NACIONAL EM EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO, ocorrido entre os dias 19 e 21 de outubro de 2016, no DCH III/UNEB; outra mesa denominada “Mal Estar Docente” no VII WORKSHOP NACIONAL… ocorrido entre os dias 30/08 a 01/09 de 2017, no DCH III/UNEB. Realizamos o I Seminário de Escolas Diferenciadas e Educação Inclusiva entre os dias 17 e 18/10/2017.

Área: Educação

Instituição de Financiamento: UNEB


Educação Contextualizada, Cultura e Território


Líder(es): Edmerson dos Santos Reis / Adriana Maria Santos de Almeida Campana

Descrição: Desenvolver estudos e pesquisas que coloquem em evidência o fenômeno da Educação contextualizada pautada pela perspectiva da Convivência com o semiárido Brasileiro. Gerar conhecimentos contextualizados com o Semi-Árido baiano aprendendo com as práticas pedagógicas/educativas e organizacionais desenvolvidas pelos diferentes grupos sociais (educadores, movimentos sociais, ONG´s, entre outros) que tem contribuído decisivamente para a compreensão da riqueza e da diversidade do território do Seminário Brasileiro.

Área: Educação

Instituição de Financiamento: UNEB


Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador


Líder(es): Josenilton Nunes Vieira / Américo Júnior Nunes da Silva

Descrição: Realiza estudos no campo das Ciências Sociais e Humanas, com ênfase nos aspectos formais, não formais e informais da Educação, no sentido de compreender as contribuições dos processos educativos para o desenvolvimento e a sustentabilidade das condições existenciais do ser humano em contextos semiáridos. Investiga ainda as condições concretas das dinâmicas formativas e os processos de profissionalização dos educadores que atuam nos diversos níveis e modalidades da Educação no Território de Desenvolvimento do Vale do São Francisco.

Área: Educação

Instituição de Financiamento: UNEB


Educação, Sociedade e Desenvolvimento


Líder(es): Edonilce da Rocha Barros / Andréa Cristiana Santos

Descrição: Espera-se como resultados das pesquisas do grupo demonstrar a diversidade de grupos e dos interesses sociais, culturais, políticos, ambientais e econômicos do Semiárido, de forma a se tornarem geradores e estimuladores do desenvolvimento sustentável; aprofundar o debate e a reflexão acadêmica sobre as principais teorias sociais contemporâneas, contemplando a compreensão da nova visão da ruralidade do Brasil que não pode ser concebida de forma isolada ou independente da dinâmica mais ampla. Pretende também reafirmar que os espaços rurais e as cidades embora diferentes são interdependentes e complementares. Espera-se também o registro da história e memória do Território Sertão do São Francisco. Por fim, via processos educativos o grupo deve pautar conteúdos de políticas públicas que não interfira e desestruture as culturas locais dos povos tradicionais que habitavam e daqueles que povoaram o Sertão do São Francisco.

Área: Sociologia

Instituição de Financiamento: UNEB


GEEMAT – Grupo de Estudos em Educação, Matemática e Tecnologias


Líder(es): Mirian Ferreira de Brito / Ricardo José Rocha Amorim

Descrição: Parte dos trabalhos científicos produzidos pelos membros do grupo tem sido referenciados em trabalhos de nível internacional. Dentre os mais relevantes, foram obtidas 254 citações (scholar.google.com) em papers e em teses de doutorado em nível internacional. O grupo possui trabalhos publicados em livros, congressos e revistas internacionais com índice de impacto, contando com mais de 50 publicações.

Área: Matemática

Instituição de Financiamento: UNEB


Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa – GEPHEPP


Líder(es): José Roberto Gomes Rodrigues

Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa (GEPHEPP) é constituído por três linhas de investigação: uma linha denominada de História da educação: formas de escolarização, ensino e disciplinas escolares, que contempla as questões relacionadas com a história da educação na Bahia, as formas de escolarização e instituições escolares; bem como às questões relativas ao ensino de história da educação e à história das disciplinas escolares; outra linha com a denominação de “Pedagogia da pesquisa”; e a terceira linha sobre “Avaliação educacional”. O objetivo mais amplo é construir no âmbito do Departamento de Ciências Humanas do Campus III – UNEB, condições institucionais para a produção conjunta de projetos e de estudos sobre a história da educação, sobre as formas de escolarização e a pedagogia da pesquisa nas perspectivas sócio-histórica e educacional com vistas, sobretudo, ao estimulo às reflexões acerca da pesquisa em educação e à formação do professor.

Área: Educação

Instituição de Financiamento: UNEB


Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – LEPEM


Líder(es): Américo Junior Nunes da Silva

Descrição: O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) tem por objetivo promover estudos, pesquisas e a produção de materiais didáticos para auxiliar no processo formativo de alunos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia e de professores de todas as etapas da Educação Básica. Para isso, tenciona desenvolver pesquisas qualitativas, da própria prática, como também as de caráter bibliográfico e documental sobre conteúdos de matemática, promovendo a ampliação do conhecimento sobre a utilização de materiais didáticos manipulativos tradicionais, construção de materiais didáticos novos ou a articulação e adaptação deles e, a promoção do acesso a miniaplicativos educacionais (softwares). Ambiciona-se que o LEPEM possa auxiliar professores e futuros professores no ensino de conteúdos matemáticos de maneira mais dinâmica e lúdica.

Área: Educação

Instituição de Financiamento: UNEB


Observatório do Ensino-aprendizagem da Escrita


Líder(es): Cosme Batista dos Santos / Maria Nazaré Mota de Lima

Descrição: O observatório do ensino-aprendizagem da escrita é um espaço de investigação voltado para as problemáticas relativas ao impacto da escrita escolar na mudança social, econômica e cognitiva das crianças e da juventude na realidade do semiárido baiano e brasileiro. O foco é, a rigor, as práticas de ensino, o material didático e a aprendizagem da leitura e escrita em escolas, destacando as seguintes linhas de investigação: 1. A avaliação da aprendizagem da leitura e da escrita na educação básica Ementa: Desenvolve estudos quantitativos e qualitativos acerca do sucesso na alfabetização e no letramento de estudantes de escolas do semiárido brasileiro 2. O letramento, identidade e formação de professores alfabetizadores Ementa: Desenvolve estudos acerca das políticas de formação de professores alfabetizadores para contextos de educação intercultural.

Área: Lingüística

Instituição de Financiamento: UNEB



Líder(es): Edilane Carvalho Teles

Descrição: Observatório das propostas com as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e mídias nos currículos de pedagogia; compreensão dos registros documentais e referências teórico-metodológicas dos percursos, orientações à formação; interpretação e análises de ementas, conteúdos e referências apresentadas nas propostas curriculares; investigar e compreender as diversidades e similaridades nos cursos; entendimentos dos cenários e construtos com os estudos das mídias e tecnologias, bem como a interface dos campos educação e comunicação; investigação das proposições e abordagens diversas como: mídia-educação, tecnologias na/para educação e/ou ainda educomunicação, entre outras bases conceituais e metodológicas, apresentando a diversificação a ser compreendida sobre esta área de conhecimento, um viés de convergências conceituais e metodológicas para a formação; mapeamento das propostas em sua diversidade, propondo uma sistematização.

Área: Educação

Instituição de Financiamento: UNEB



Líder(es): Josemar da Silva Martins / Luiz Henrique Sá da Nova

Descrição: Trata-se de uma rede de investigação científica que articula programas de Pós-Graduação e Grupos de pesquisa das universidades públicas da Bahia (UFBA, UFRB, UNIVASF, UFSB, UNILAB, UNEB, UEFS, UESB, UESC e IF Baiano) em que linhas, projetos de pesquisa, práticas de ensino e de extensão articulam noções de insurgência epistemológica, isto é, encaram o ato de conhecer como força problematizadora e desativadora dos dispositivos que envolvem as relações entre formas de saber e de poder engendradas pelo capitalismo predatório e seus valores crepusculares e em agonia. O objetivo geral é levantar uma referência bibliográfica produzida no âmbito dessas universidades, em seu conjunto e em suas articulações nacionais e internacionais, tratando dos enfrentamentos teóricos e metodológicos a essa espécie de colonização e violência epistêmica bem como mapear práticas de insurgência através de indivíduos, tribos, comunidades rurais e/ou urbanas, movimentos sociais na Bahia, de ontem e de hoje.

Área: Divulgação Científica

Instituição de Financiamento: UFRB



Líder(es): Lorena Lima de Moraes

Descrição: O objetivo da RIMAS é integrar mulheres acadêmicas – pesquisadoras, professoras, estudantes, que estão vinculadas às instituições de ensino superior no semiárido brasileiro e/ou se interessam pelos estudos de gênero e direitos humanos. A RIMAS pretende ser um instrumento potente de trocas de saberes, intercâmbios e de novas reflexões ao redor das produções acadêmicas realizadas no território do Semiárido. A RIMAS busca preencher as lacunas, que por vezes, nos deparamos pelo fato de estarmos distantes dos grandes centros de pesquisa, e se projeta como uma alternativa estratégica para produzirmos pesquisa, publicações e eventos ampliando a nossa possibilidade de diálogo sobre feminismo, questões de gênero e direitos humanos com as companheiras que estão inseridas em contextos similares e em diversas áreas acadêmicas.

Área: Educação

Instituição de Financiamento: UFRPE

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