Professores Permanentes

Américo Junior Nunes da Silva

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA (UNEB – Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Campus IX da UNEB. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra os Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar) e Grupo de Estudos em Educação, Matemática e Tecnologias (CNPq/Uneb).

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo

Ceres Marisa Silva dos Santos

É bacharel em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS,1986) e tem graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela (PUC/RS,1982), Especialização em Direitos Humanos, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2001), Mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB/2007) e doutorado em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – DINTER. E professora assistente da UNEB, no curso de Jornalismo em Multimeios. Foi coordenadora, formadora e Assessora de Comunicação do Ceafro, programa do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Assessoria em Comunicação, Educom e Comunicação Comunitária. Trabalha com os seguintes temas: Ação Afirmativa, cotas, racismo, comunicação e racismo; educação e gênero, comunicação e gênero; representação e acesso ao discurso midiático, mulher negra e novas tecnologias.

Currículo Lattes

E-mail: cmssantos@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Cosme Batista dos Santos

Pós-doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Estágio Sênior/CAPES em Lexiculturologia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Braga. Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco – UPE (1992), especialização em Programação de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade de Pernambuco – UPE (1993) e especialização em Língua Falada e Ensino pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (1995). Atualmente é Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, atuando no Programa de Pós-graduação em Critica Cultural – POSCRÍTICA e no Programa de Pós-graduação em Educação, cultura e territórios semiáridos – PPGESA. É autor do livro Letramento e senso comum, publicado pela Editora Mercado de Letras e organizador dos livros: Critica Cultural e Educação Básica, publicado pela Editora da UNESP, e As palavras e as culturas, publicado pela Editora da UNEB. Publicou e orientou vários trabalhos sobre os estudos do letramento na formação do professor e, atualmente, desenvolve pesquisas em comunicação intercultural, com ênfase nas políticas de letramento para a escola e para a Universidade.

Currículo Lattes

E-mail: cbsantos@uneb.br

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo

Edilane Carvalho Teles

Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, UNEB/Campus III, Juazeiro/BA. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCH-III, em Juazeiro - BA. Pedagoga - Licenciatura Plena pela Universidade do Estado da Bahia (1999), Especialização em Metodologia, ensino e extensão em Educação (UNEB, 2001), Especialização em Educação e Novas Tecnologia da Comunicação e Informação (UNEB, 2002) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2010); Master em Tecnologias e Comunicação Multimídia (Universidade de Turim/Itália, 2004). Doutora em Comunicação - Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM/ECA/USP)/ Área de concentração III: Interfaces Sociais da Comunicação / Linha de Pesquisa III ? Comunicação e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação, formação, tecnologias e educação, educação e comunicação. Coordenadora e pesquisadora do Observatório de Educação e Comunicação (EDUCOM / DCHIII/UNEB), Projeto Polifonia e Observatório de Educação Midiática e Tecnológica na formação docente (DCH III/UNEB).

Currículo Lattes

E-mail: ecteles@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

Edmerson dos Santos Reis

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Juazeiro (1995), Mestrado em Educação – Université du Quebéc a Chicoutimi (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas – DCH-III/Universidade do Estado da Bahia, Membro do Fórum Nacional de Educação – FONEC, Membro da Secretaria Executiva da Rede de Educação da Semiárido Brasileiro – RESAB; Professor Permanente do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiárido da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DCH-III, em Juazeiro – BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Contextualizada, Educação do Campo, Convivência com o Semiárido, Currículo e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui vários livros e artigos publicados de sua autoria e em coautoria. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território – EDUCERE; Coordenador do Subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no Campus III da UNEB e Coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão Reflexão dos Referenciais da Educação Contextualizada. Coordenador da Linha de Pesquisa Educação contextualizada para Convivência com o Semiárido no PPGESA. Coordenador do Observatório dos Indicadores da Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco, no norte da Bahia.

Currículo Lattes

E-mail: esreis@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

Edonilce da Rocha Barros

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1980), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ciências Humanas, area de concentração Sociedade e Meio Ambiente, Linha de Pesquisa: Desenvolvimento, Conflitos e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia. Professora permanente do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Diretora do Departamento de Ciências Humanas, campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua principalmente com os seguintes eixos temáticos: Agricultura Familiar; História e Memória; Desenvolvimento Territorial; Convivência com o Semiárido Brasileiro; Mulheres; Comunidades Tradicionais; Associativismo e Cooperativismo e Gestão dos Recursos Naturais.

Currículo Lattes

E-mail: ebarros@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

João José de Santana Borges

É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2011). Possui mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2001). Foi professor substituto no Instituto de Humanidades Milton Santos (IHACC) da UFBA. Foi professor da UNIBAHIA, da FTC e da Faculdades Integradas da Bahia (FIB). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da comunicação, Antropologia Política, Sociologia da religião e teoria da comunicação. Atualmente é professor Adjunto do curso de Jornalismo e Multimeios do Departamento de Ciências Humanas no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É professor permanente do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Cultura e Territórios Semiáridos. É membro do Comitê Científico do Programa de Iniciação Científica da UNEB. Professor de Yoga e coordenador do Grupo de Pesquisa Corpoética: estudos interdisciplinares em Comunicação, Educação e Saúde, sendo membro fundador do Consórcio Nacional de Pesquisa em PICs (Práticas Integrativas e Complementares de cuidados com a Saúde).

Currículo Lattes

E-mail: jjborges@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade

José Roberto Gomes Rodrigues

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UFMG. Graduação em Pedagogia pela UNEB. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior pela PUCMinas; Especialização (lato sensu) em Avaliação Educacional pela UnB; Estágio (internacional) de Doutorado (Sanduiche-CAPES) em história da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL). Residência Pós-Doutoral no Centro de Pesquisas em História da Educação (GEPHE) do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, como Bolsista Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Docente do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semi-Áridos – PPGESA da UNEB/Campus III. Experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, ensino de história da educação, instituição escolar; história do ensino secundário (médio); história das disciplinas escolares; sociologia da educação; planejamento e avaliação educacional: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação do ensino superior; ensino e aprendizagem. Autor dos seguintes livros: Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa – análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar, Editora Appris; e Pedagogia e Ensino de História da Educação, Editora Liberlivro.

Currículo Lattes

E-mail: jrrodrigues@uneb.br

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo

Josemar da Silva Martins

Possui graduação em Pedagogia, Habilitação em Educação de Adultos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro/BA (FFLCJ), da Universidade do Estado da Bahia, UNEB (1993); Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC-MG (1997); Mestrado em Educação pela Université du Quebec à Chicoutimi, UQAC (2003); e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação, FACED, da Universidade Federal da Bahia, UFBA (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas III (DCH III, Juazeiro, BA, onde é docente desde 09 de agosto de 1994), e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas do Campus III da UNEB, em Juazeiro – BA. Tem experiência na área de Educação, Comunicação e Cultura, com ênfase em Educação de Adultos; Educação do Campo; Currículo; Gestão Educacional; Educação Ambiental e Ecopedagogia; Educação & Comunicação; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Mídia e Cultura, temas e campos nos quais vem atuando, seja realizando estudos e pesquisas, seja através das aulas que ministra nos cursos de Pedagogia e Comunicação Social da UNEB, no DCH III, incluindo a pós-graduação, ou eventualmente em outras instituições de Ensino Superior.

Currículo Lattes

E-mail: jmartins@uneb.br

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

Josenilton Nunes Vieira

Graduado em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado da Bahia (1993), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). É professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, lotado no Departamento de Ciências Humanas III – Juazeiro – BA, instituição na qual atua no curso de graduação em pedagogia, cursos de especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiárido – PPGESA (mestrado). É também professor titular da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco / Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – AEVSF/ FACAPE. Exerce atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e a extensão universitária, concentrando-se em temáticas relacionadas à gestão educacional, avaliação da aprendizagem e institucional, formação e profissionalização docente, estágio, práticas pedagógicas e movimentos sociais e sindical docente.

Currículo Lattes

E-mail: jnvieira@uneb.br

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo

Lorena Lima de Moraes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Sociologia e Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho científico, iniciação à docência, monitoria, relações de gênero, mulheres rurais, sexualidade, economia feminista, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, sexualidades e identidade de gênero em contextos rurais e interioranos. Coordena o DADÁ: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde e é co-fundadora e integrante da Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido - RIMAS.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido

Márcia Guena dos Santos

Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Juazeiro e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Possui graduação em Comunicação, curso de Jornalismo, pela Universidade de São Paulo (1993) e mestrado em Programa de Pós Graduação Em Integração da América pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado no programa de História da América da Universidad Complutense de Madrid (2013). Atualmente desenvolve pesquisas com fotografia e hierarquias étnico-raciais, estudando comunidades quilombolas e de religiões de matriz africana no submédio São Francisco. Coordena o Grupo de pesquisas RHECADOS - Hierarquizações Raciais, Comunicação e Direitos Humanos.

Currículo Lattes

Linha de pesquisa: Educação, Comunicação e Interculturalidade 

Mirian Ferreira de Brito

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialista em Metodologia do Ensino do Desenho pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É membro dos Grupos de Pesquisa: Estudos em Educação, Matemática e Tecnologias (GEEMAT); Estudos em Educação Científica (GEEC); e Educação, Formação de Professores, Ludicidade e Processos Tecnológicos (ELUFOTEC). Atualmente é Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação/Campus VII-Senhor do Bonfim, Bahia e, do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos-PPGESA/Juazeiro, Bahia, em regime de Dedicação Exclusiva, com experiência na área de educação e educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e metodologia da geometria e da matemática, matemática e geometria na educação infantil e ensino fundamental e, formação de professores.

Currículo Lattes

E-mail: mfbrito@uneb.br

Linha de pesquisa: Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo


Professores Colaboradores