Discussão sobre Gênero e Diversidade na Pesquisa marca Aula Magna do PPGESA na abertura da Semana de Integração do semestre 2024.1

Na manhã desta segunda-feira, 11 de março, o Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas, do Campus III (DCH III), da Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, deu início ao semestre letivo 2024.1 com a recepção de mais uma turma. O momento foi de integração entre professores/as, estudantes e convidadas, com a saudação inicial do diretor substituto, Josemar Martins (Pinzoh), e o coordenador do PPGESA, Josenilton Vieira, que deram as boas-vindas ao semestre letivo para a Pós-graduação.

As discussões se concentraram em torno do Gênero e da Diversidade na Pesquisa, tema central da Aula Magna, que foi proferida pelas professoras Viviane Brás,  do Departamento de Educação, de Senhor do Bomfim, e professora Kalline Lira, do DCH III. Os debates em torno da temática também tiveram as contribuições das pesquisadoras do PPGESA, Edilane Teles e Céres Santos, que mediaram a mesa redonda. 

“Venho para abrir as portas / O amor é quem me traz / O que há de ódio nessa casa / Meia volta e nem olhe pra trás / Venho para abrir as portas / Mãe natureza me traz / Abençoa os filhos teus […]”. E foi com o Canto de Proteção, ao movimentar todos os presentes, que a professora Viviane Brás iniciou as discussões. Viviane trouxe suas vivências como mulher e educadora e atravessou a temática com dados e questionamentos, desde a sociedade em geral e suas repercussões na comunidade acadêmica-científica. 

Em seguida, a professora Kalline Lira trouxe ainda mais questionamentos aos presentes, demonstrando como as questões de gênero e interseccionalidade estruturam a sociedade e reverberam no meio científico. Kalline apresentou dados sobre a pesquisa científica no Brasil, mostrando a relações entre Gênero e as questões raciais, os povos originários, a população LGBTQIAPN+ e as pessoas com deficiência. 

As falas instigaram um debate duradouro e os estudantes e demais professores presentes fizeram contribuições e questionamentos. Uma recorrência foi a importância da Política de Ações Afirmativas, que têm diversificado as Universidades nos últimos anos e escancarado como a educação precisa estar atenta e preparada para atender as demandas interseccionais.

Para finalizar a aula magna, a professora de música e egressa Ingrid Torres fez dupla com o professor Pinzoh e a música celebrou o encontro de todos no Auditório Multimídia do DCH III.

Texto de Vinicius Coitinho, mestrando do PPGESA e colaborador do NAC/UNEB.