O Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, se propõe a promover uma formação geral na área do ensino, tendo como fundamento a compreensão da contextualização dos conhecimentos e saberes escolares e das políticas educacionais inerentes aos territórios nos quais essas são construídas ou para os quais são direcionadas, o que influencia diretamente na abrangência dos processos educativos e nas concepções conceituais que norteiam o fazer docente. Assim, a intenção não é adentrar na especificidade de áreas de ensino (Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Matemática, Ciências e demais), mas expandir a compreensão de que um docente deve entender o processo de ensino e os conhecimentos fundantes da sua área de formação, passando a envolver a relação desses saberes específicos com a perspectiva da complexidade e do desenvolvimento de práticas de ensino que tenham como ponto de partida os conhecimentos e saberes diversos (da ciência, dos alunos, da comunidade, dos griôs, da sabedoria popular) como possibilitadores da concepção macro do mundo, da comunidade em que a escola está inserida, dos processos de aprendizagens e do desenvolvimento do ser.
Objetivo Geral
Investigar as bases históricas e epistemológicas das áreas da Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, analisando como tem sido o processo de consolidação do ensino escolar e não escolar a partir da perspectiva da educação contextualizada no semiárido brasileiro e em algumas regiões do mundo como África, Europa e América Latina.
Objetivos Específicos
a) Analisar as bases históricas e epistemológicas dos campos da Educação, Cultura e Territórios Semiáridos e os processos de consolidação da Educação Contextualizada no Brasil e em algumas regiões do mundo;
b) Investigar a relação comunicação, mídias e tecnologias associadas à Educação, Cultura e Territórios Semiáridos;
c) Estudar os processos do campo educacional, do ensino, da formação e profissionalização docente em regiões semiáridas, com ênfase na identidade, história, cultura e memória da educação.
d) Investigar problemas de comunicação intercultural nas práticas educacionais e de letramento na formação escolar e universitária;
e) Acolher projetos de pesquisas vinculados à perspectiva da educomunicação nos espaços educativos formais e não formais;
f) Proporcionar a formação de novos pesquisadores de excelência em Educação a partir da concepção de Semiárido Brasileiro como lugar de vida, informando sobre suas múltiplas especificidades e potencialidades, enfocadas como elementos a serem considerados num projeto de sustentabilidade dessa região;
g) Reafirmar a formação de educadores e educadoras, de forma a compreenderem os fundamentos e a proposta da educação contextualizada no Semiárido Brasileiro como uma das estratégias de convivência e parte integrante do processo de construção de outro projeto de sustentabilidade da região.